A USF Nova Via disponibiliza consultas médicas e de enfermagem, pensos e tratamentos, administração de vacinas e injetáveis, colocação de dispositivos intra-uterinos (DIU) e implante subcutâneo. 

Carteira de Serviços

Consulta Programada (médico/enfermeiro)

 

Planeamento Familiar

 

Propomos 1 consulta médica e 2 consultas de enfermagem por ano. Podem frequentar esta consulta indivíduos em idade fértil: mulheres até aos 54 anos e homens sem limite de idade. Nesta consulta médica desenvolvem-se as seguintes atividades:

  • fornecimento gratuito de contracetivos;

  • prevenção, diagnóstico e tratamento das infeções sexualmente transmissíveis;

  • reconhecimento e orientação dos indivíduos/casais com dificuldades sexuais e/ou infertilidade

  • É também efetuado Rastreio Oncológico da Mulher com a colheita para Citologia Cervico-vaginal (rastreio do cancro do colo do útero), e o pedido de Mamografia (rastreio do cancro da mama), de acordo com as Normas de Orientação Clínica em vigor.

 

Consulta Pré-concepcional

 

Antes de engravidar, o casal deve marcar uma consulta de pré-conceção com o seu médico de família para se recolher a história reprodutiva, médica e familiar de ambos, pedido de análises sanguíneas, vacinação (se necessário) e suplementação de ácido fólico para a mulher (a iniciar 2 meses antes da interrupção do método contracetivo).

 

Saúde Materna

 

A mulher deverá ter uma consulta médica (Consulta Pré-concepcional) antes de engravidar, para avaliação do estado de saúde e do estado de imunidade.

1ª consulta deverá ser sempre nas primeiras 10 semanas de gestação.

Numa gravidez normal a marcação de consultas será mensal até às 35 semanas e quinzenal daí em frente até ao parto.

Devem ser pedidos os estudos analíticos de rotina (antes das 13 semanas, entre as 24 e as 28 semanas e entre as 32 e as 34 semanas de gestação) e efetuadas as ecografias protocoladas. A ecografia de 1º trimestre (entre as 11 e as 13 semanas) é realizada habitualmente no CHVNG/E, e as restantes nos locais convencionados (a ecografia morfológica entre as 20 e as 22 semanas, e a do 3º trimestre entre as 30 e as 32 semanas). Às 35 semanas é efetuada a referenciação para a consulta de termo geralmente no hospital de referência.

A consulta de revisão do puerpério deverá ser feita até às 6 semanas após o parto. A enfermeira de família visitará, no domicílio, cada puérpera e recém-nascido até aos 15 dias pós-parto, nos casos em que mãe e o bébé residam na área de influência da USF.

 

Rastreio oncológico

 

As recomendações nacionais preconizam os seguintes 3 rastreios populacionais:

O Rastreio do Cancro do Cólo do Útero, aconselhado e oferecido às mulheres entre os 25 e os 60 anos, através da citologia cervico-vaginal. Idealmente será efetuado de 3 em 3 anos, após 2 exames normais em anos consecutivos.

O Rastreio do Cancro da Mama, aconselhado e oferecido a todas as mulheres entre os 50 e os 69 anos, através da mamografia, com periocidade de 2 em 2 anos, se resultado normal.

O Rastreio do Cancro Colo-Rectal, aconselhado e oferecido a todos os homens e mulheres assintomáticos entre os 50 e os 74 anos, através da Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes anual, de acordo com as Normas de Orientação Clínica em vigor. Em todos os casos de resultado positivo, proceder-se-á ao pedido de colonoscopia total.

 

Saúde Infantil e Juvenil

 

Esta consulta é efetuada seguindo as orientações da Direcção Geral da Saúde:

No primeiro ano de vida: 1ª semana de vida, 1, 2, 4, 6 e 9 meses.

Do 1 aos 3 anos de idade: 12, 15, e 18 meses, 2 e 3 anos.

Dos 4 aos 9 anos de idade: 4 e 5 anos (exame global de saúde), 6 ou 7 anos (final do 1º ano de escolaridade), 8 anos.

Dos 10 aos 18 anos de idade: 10 anos (início do 2º ciclo do ensino básico), 12 aos 13 anos (exame global de saúde) e 15 aos 18 anos.

 

Dá-se importância especial às consultas de Exame Global de Saúde aos 5 anos de idade (antes da entrada para a escolaridade obrigatória) e entre os 12/13 anos.

 

Consulta de Hipertensão

 

As consultas médicas serão idealmente de 6 em 6 meses, se a tensão arterial se encontrar dentro dos valores pretendidos. A avaliação global do utente inclui uma consulta prévia de enfermagem. 

 

Consulta de Diabetes

 

As consultas médicas serão idealmente de 6 em 6 meses, se a doença se encontrar controlada. A avaliação global do utente inclui uma consulta prévia de enfermagem.

 

Consulta a idosos, doentes com asma, bronquite crónica, dislipidemias

 

Estas consultas serão agendadas consoante a gravidade e cada caso particular.

 

Consulta Domiciliárias

 

Destinam-se a vigilância de doentes dependentes, com mobilidade condicionada, ou com doenças agudas incapacitantes. Estas consultas são agendades e realizadas pelo seu Médico e/ou Enfermeiro de Família.

 

 

Administração de Terapêutica/Injetáveis/Tratamentos

 

Os cuidados de enfermagem (pensos, tratamentos e administração de terapêutica) serão efetuados com dia e hora marcados previamente. Apenas o 1º cuidado de enfermagem poderá ser feito sem marcação. Em situações normais propomos 20 minutos como tempo máximo de espera para atendimento após a hora marcada.

 

Vacinação

 

Sempre que possível a vacinação será agendada no mesmo dia das consultas de rotina. As vacinas que não coincidam com consultas devem ser agendadas.

 

 

Consulta não Programada

Consulta Aberta - atendimento no próprio dia

 

Há garantia de atendimento no próprio dia (dias úteis), aos utentes com situções agudas, entre as 8 e as 20 horas.

Existe um horário diário específico de consulta aberta para cada Médico de Família, sem marcação prévia, pelo que deve procurar sempre que possível recorrer à consulta dentro deste horário.

Se recorrer à USF e o seu médico estiver ausente, ou estiver a desenvolver outras atividades que não a consulta aberta, será atendido por um médico em sistema de intersubstituição.

A equipa privilegiará que o atendimento seja sempre feito pelo médico de família do utente no horário da consulta aberta.

A Consulta aberta prevê-se com uma duração de cerca de 10 minutos uma vez que visa tratar a situação aguda.

Este tipo de consulta não se destina a procedimentos burocráticos ou situações de rotina. Procure não a utilizar nas seguintes situações:

 

  • Mostrar exames que o seu médico pediu

  • Para renovar receituário

  • Para tratar de assuntos relativos a documentação

  • Para queixas de sintomas não agudos

  • Para consultas de rotina